Como a tecnologia está mudando o comportamento do público e o modo de atendimento ao cliente

6 de Janeiro

Antônio Augusto Simão Neto

As novas tecnologias influenciam diretamente nas estratégias de atendimento ao cliente. Sua empresa está seguindo essa tendência?

Organizações de sucesso já estão cientes de que para conseguir aumentar as vendas e conquistar a fidelização dos públicos é preciso oferecer, no atendimento ao cliente, não somente um diferencial competitivo, mas também agilidade e qualidade.

Esses três itens, juntos, são suficientes para garantir a satisfação do consumidor. Mas com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso às informações e o aumento das exigências dos clientes, é preciso estar preparado, tecnologicamente.

A seguir, trouxemos alguns benefícios tecnológicos oferecidos a quem se arrisca a ousar e sair na frente dos concorrentes. Preparamos este texto para você, que sabe que é preciso agir em busca de uma adequação à realidade dos novos consumidores.

Informações em tempo real

Com a criação de smartphones e a facilidade de acesso à internet, não é novidade que os consumidores estão cada vez mais conectados. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo do Google, 69% dos usuários brasileiros de smartphone pegam o telefone no meio de uma conversa para obter mais informações sobre algo que foi dito.

Essa facilidade para se conectar ao mundo virtual, em busca de informações, faz com que os clientes pesquisem, e muito, antes de tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.

E o que a sua empresa tem a ver com isso? Muito! Será que ela aparece nos primeiros resultados de busca quando o seu consumidor digita as palavras-chave do seu negócio?

Será que o endereço do seu estabelecimento aparece quando um usuário próximo à sua organização pede auxílio a buscadores e aplicativos, a fim de encontrar uma empresa como a sua?

Automação e entregas mais rápidas

Os sistemas de automação também são grandes aliados da empresa. Eles ajudam a controlar a entrada e saída no estoque e os pedidos, envios e entregas de produtos, principalmente aqueles comprados pela internet.

Se a sua empresa tem dificuldade em manter um fluxo dinâmico de entrega de produtos, talvez seja hora de pensar em uma solução tecnológica para agilizar esse processo e fazer com que sobre tempo para ser utilizado com coisas mais valiosas, como a gestão da equipe, o controle financeiro e outros pontos similares.

Integração entre diversos canais

A tecnologia também ajuda a integrar diversos canais, para que eles atuem em sintonia. E isso ocorre tanto nas questões administrativas, como o momento do pedido até o envio do produto, quanto nas questões de marketing e relacionamento com o público.

A automação tecnológica permite a realização de ações com base em um determinado comportamento. E essa facilidade, sem dúvida, ajuda a diminuir custos, aumentar a produtividade e multiplicar os lucros; além, é claro, de oferecer um atendimento mais enxuto e eficiente para o consumidor final.

Possibilidade de coleta de dados para análise

Outro ponto positivo que a tecnologia oferece para quem deseja melhorar constantemente o atendimento ao cliente são as possibilidades de coleta de dados para mensuração e análise.

Um simples site, por exemplo, pode ser uma fonte inesgotável de informações valiosas. É possível saber, por exemplo, o perfil do público, as páginas mais acessadas, o comportamento dos usuários dentro do site, os produtos preferidos, o tempo que eles passam navegando, entre outras informações.

Nos sistemas de PDV e logística, você poderá mensurar as vendas, os produtos que mais saíram, o tempo médio de entrega das mercadorias, o ticket médio de compra do cliente e diversos outros índices.

Com esses dados em mãos, você terá um relatório completo que destacará os pontos a serem melhorados e também aqueles que estão dando certo. E essas informações poderão ser a base de novas estratégias de atendimento, de otimização de processos e de aumento da produtividade.

Agora que você conferiu alguns dos vários benefícios obtidos a partir da correta utilização da tecnologia para melhoria do atendimento e da experiência dos clientes, aproveite para assinar minha newsletter e receber, semanalmente, em seu e-mail, atualizações e informações sobre Customer Experience; esse tema tão relevante para o sucesso do seu negócio.



CATEGORIA: Customer Experience


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