5 dicas para obter a satisfação do cliente de maneira acessível

8 de setembro



Alguns investimentos simples podem ajudar você e sua equipe na busca pela satisfação do cliente.

Sabemos que a satisfação dos clientes é parte fundamental para o sucesso de uma empresa. Mas, muitas vezes, não dispomos de estratégias acessíveis para fazer com que ela seja uma realidade cada vez mais presente no negócio.

Por isso, neste artigo, resolvi trazer cinco pontos importantes para você que busca aumentar o nível de contentamento do público, mas não dispõe de muitos recursos para investir nesse processo. São dicas simples e quando bem implementadas, com dedicação, podem gerar bons resultados. Vamos lá?

1. Compreenda o nível de satisfação atual

Antes de agir para gerar e aumentar a satisfação do público em relação ao atendimento da sua empresa, é preciso identificar o clima atual. Como está o atendimento da sua organização na visão dos seus clientes?

Essa identificação pode ser realizada com base em pesquisas realizadas diretamente com o público. A dica é enviar um e-mail marketing com um questionário pequeno, formado apenas por perguntas essenciais. Ofereça um desconto, um brinde ou algum material informativo como forma de agradecimento.

2. Aproveite os feedbacks para entender os pontos críticos e positivos do atendimento

As pesquisas podem trazer feedbacks valiosos para sua organização. As sugestões e observações dos clientes, até mesmo as reclamações, podem ser fontes de ideias interessantes para melhorar os processos de atendimento, os produtos e até mesmo os procedimentos internos.

Fique atento a qualquer “deixa” e procure ir na fonte dos problemas apresentados. Encontrando a solução correta para cada obstáculo, você conseguirá moldar um atendimento de excelência e aumentar a satisfação do público constantemente.

3. Ouça seu cliente e verifique a melhor solução para seu problema

Um ponto fundamental, que muitos esquecem de praticar, é o saber ouvir. E isso vale para a linha de frente, ou seja, para sua equipe de atendimento e até mesmo para os funcionários internos que trabalham na parte administrativa, no gerenciamento e na diretoria.

Pense que, sempre que um cliente procura a sua organização, ele traz consigo uma dor, um problema ao qual ele espera que seja resolvido. Sendo assim, é de extrema importância que seus funcionários estejam preparados para ouvir com atenção e identificar, nas palavras, nos gestos e nos detalhes, qual o verdadeiro problema daquele consumidor.

Treine sua equipe para ouvir, antes de vender. Assim, não só as chances de venda serão aumentadas, mas também a satisfação do público, já que ele será plenamente atendido em suas solicitações.

4. Seja sempre transparente e cumpra o que prometeu

Outro passo importante e que parece óbvio, mas muitas vezes é ignorado, é a transparência. Após ouvir com cuidado as demandas do cliente, é hora de analisar se sua empresa poderá ajudá-lo. Se puder, ótimo, deixe claro todos os detalhes do processo, desde a compra até o pós-venda.

Como funciona a política de trocas? Há garantias? Como o cliente deverá proceder caso tenha mais alguma dúvida após a realização da compra? Quais são as formas de pagamento? Qual o valor do produto e o valor final, caso haja parcelamento?

Todos os detalhes devem ser expostos e discutidos com o consumidor antes que ele decida fechar o negócio. Não adianta ter pressa para fechar a venda ou omitir detalhes para evitar a demora no processo. Mais cedo ou mais tarde, as particularidades virão à tona, e o cliente se sentirá lesado e frustrado se não tiver sido informado sobre elas.

Se, por acaso, a sua empresa não puder atender à solicitação do consumidor, ou puder atender parcialmente, é importante deixar isso claro logo no início da negociação. É interessante também direcionar o cliente para parceiros que possam ajudá-lo completamente, caso a sua organização não possa. Saiba que esse consumidor se sentirá bem atendido mesmo que não feche negócio com você, e se lembrará sempre desse gesto de cordialidade.

5. Faça da mensuração um hábito

Depois de trabalhar nos pontos críticos identificados e perceber uma melhoria nos processos de atendimento, é hora de mensurar novamente. A satisfação do público aumentou? Ainda existem alguns pontos de melhoria que merecem atenção da equipe?

Fazer da mensuração um hábito ajudará na busca pela excelência do seu atendimento. Não ignore o que seu público e sua equipe têm a dizer. Use essas informações como suporte para melhorar os processos e conquiste, cada vez mais, a confiança e fidelização dos seus consumidores.

Espero que este artigo tenha ajudado na busca de soluções para melhorar a satisfação de seus clientes. Convido você a compartilhá-lo com sua equipe e com amigos que podem usá-lo como fonte de inspiração em seus processos. Para receber informações e artigos como este diretamente em seu e-mail, cadastre-se!



CATEGORIA: Customer Experience


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