4 TEDx Talks para aprender mais sobre a experiência do cliente

17 de agosto



Existem diversas formas de aprender sobre qualquer assunto. O TEDx Talks é uma delas.

Como aprender sobre experiência do cliente além dos livros, eventos e referências da área? Sugiro vídeos do TED.

Para quem não conhece, o TED é uma organização sem fins lucrativos. Em um de seus projetos, reúne ao redor do mundo pessoas inspiradoras para falarem em pequenas palestras, que duram de 15 a 18 minutos, sobre suas ideias. O resultado é um acervo de boas conversas sobre tecnologia, entretenimento e design, com as mais diversas formas e fontes de inspiração.

No artigo desta semana, separei quatro TEDx Talks que podem nos ensinar mais sobre experiência do cliente, ou customer experience, como preferir.

Apesar de não tratarem de forma exclusiva sobre o tema, cada um desses vídeos traz, em sua essência, pontos e estratégias fundamentais para promover uma excelente experiência para consumidores, empresas e colaboradores.

Acompanhe a seguir e não se esqueça de ativar as legendas em português, antes de assistir a cada um dos vídeos recomendados.

Talk 1 — Assuma que perdeu o controle e tire proveito disso

No Talk “3 maneiras (úteis) de perder o controle de sua marca”, Tim Leberecht fala sobre a perda de controle referente à reputação das marcas. Em uma era em que a tecnologia abre espaço e dá grande liberdade para que os consumidores expressem suas opiniões, teçam comentários e façam exigências pontuais sobre aquilo que compram, é importante saber como agir.

Por isso, o humanista do Vale do Silício mostra três grandes ideias sobre aceitar essa perda de controle, usando-as como um ímpeto para promover novamente seus valores.

Tim é defensor da manutenção de aspectos humanos, emocionais e sociais, mesmo em um momento em que a inteligência artificial tenta assumir o controle sobre todas as áreas de interação humana.

Clique aqui para assistir!

Talk 2 — Compreenda que a experiência do cliente é quem dita as regras

No Talk “O que os consumidores querem”, de Joseph Pine, aprendemos que eles desejam sentir autenticidade naquilo que compram. Não que isso seja simples; vender autenticidade é difícil, já que ela não existe. Você compreenderá melhor essa afirmação quando assistir ao vídeo.

Joseph Pine é escritor e consultor para empresários e executivos. Ele é o autor do clássico livro “A Economia da Experiência”. Os livros e oficinas de Joseph Pine ajudam as corporações a criar o que os consumidores modernos realmente querem: experiências autênticas.

Clique aqui para assistir!

Talk 3 — Abrindo mão da complexidade

No Talk “Simplicidade vende”, de David Pogue, vemos exemplos bem-humorados e inspiradores sobre como tudo ao nosso redor poderia ser mais simples se ela, a simplicidade, fosse valorizada como produto principal em nossos dias.

Pogue traz exemplos brilhantes que podem nos ajudar a enxergar as coisas com um olhar diferente. O vídeo é de 2006, e provavelmente muitas coisas já foram modificadas (para melhor). No entanto, segue valendo para nossos dias e continua sendo uma ótima fonte de inspiração para melhorarmos a experiência de nossos clientes. Vale a pena!

David Pogue escreve sobre tecnologia e é ex-colunista do New York Times. Seu trabalho, além de apurar os piores infratores de design de interface da tecnologia, é também fornecer exemplos encorajadores de produtos.

Para assistir, clique aqui!

Talk 4 — Habilidade de liderar sua equipe

No talk “Liderança Tribal”, David Logan fala sobre os cinco tipos de tribos que os seres humanos naturalmente formam — nas escolas, nos locais de trabalho e até mesmo em repartições públicas.

Ao entendermos nossas tendências tribais compartilhadas, podemos ajudar a liderar um ao outro, para tornarmos melhores indivíduos. Um ótimo vídeo para líderes de equipes de atendimento que desejam ser melhores a cada dia.

David Logan é membro do corpo docente da USC, autor de best-sellers e consultor de gerenciamento.

Para assistir, clique aqui!

Estudar sobre customer experience é sempre um ótimo passo para fazer com que a relação entre a sua empresa e seus públicos fique cada vez melhor.

Espero que tenha gostado das dicas e convido você a deixar um comentário aqui ou nas minhas redes sociais, para falarmos mais sobre esse universo cheio de possibilidades, que é a melhoria da experiência do cliente.

Até o próximo artigo!



CATEGORIA: Customer Experience


antonioaugusto@serviceshow.com.br
entre em contato
© Copyright 2017 Service Show todos os direitos reservados.