Como soluções em autoatendimento podem melhorar a experiência do cliente

19 de Janeiro

Assessoria Service Show

Possivelmente, você já deve ter visto ou mesmo utilizado terminais de autoatendimento para pagar o estacionamento do shopping. Deve ter também presenciado ou feito compras no supermercado e pago por meio dessas plataformas, sem qualquer interação com pessoas. Se formos para os meios digitais, a autonomia dos consumidores com relação às soluções em autoatendimento é ainda maior e tende a se consolidar nos próximos anos.

Um grande exemplo disso, em se tratando de canais digitais, são os chatbots, capazes de atender a uma grande demanda de pessoas, com eficiência e qualidade. Muitas empresas já utilizam os bots (como também são chamados) e comemoram os bons resultados; o principal deles, a satisfação dos clientes.

Para você entender melhor como toda essa tecnologia funciona na prática, listamos a seguir algumas vantagens que as soluções em autoatendimento podem trazer para a melhoria da experiência do cliente. Acompanhe!

Agilidade no atendimento

Nosso tempo anda cada vez mais escasso, fazendo com que tenhamos de solucionar problemas, tanto pessoais quanto profissionais, com a maior agilidade possível. Então, que tal oferecer para seu consumidor um recurso em que ele mesmo possa resolver sua dificuldade, sem que, para isso, perca uma boa fatia do seu precioso tempo?

Os exemplos que citamos no início deste texto, tanto para pagar o estacionamento quanto às compras, reduzem o tempo de espera em filas intermináveis de shoppings e supermercados. Quem já utilizou esses terminais sabe como o serviço é ágil e nos proporciona grande satisfação.

Otimização do tempo de sua equipe de atendimento

Seja pessoalmente, em contatos telefônicos ou e-mails, possivelmente você já se deparou com atendentes despreparados, com pressa ou totalmente desinteressados pelo seu problema, não é mesmo? É uma situação muito ruim e que até nos constrange em muitos casos, a ponto de não querermos mais nem ouvir falar do nome daquela empresa, responsável por tal experiência.

Muitas vezes isso acontece devido a sobrecarga de tarefas. Ao mesmo tempo em que o atendente precisa resolver uma demanda “pequena” ele precisa resolver demandas grandes e/ou mais delicadas. E isso é refletido no modo de atendimento.

Com as soluções em autoatendimento, esse problema é facilmente evitado, já que o próprio cliente lida diretamente com a máquina resolvendo sua questão de maneira rápida e simples. Enquanto isso, sobra tempo para que o atendente consiga direcionar seus esforços para problemas mais complexos, que máquinas não são capazes de resolver.

Direcionamento pontual para a resolução de problemas

As soluções em autoatendimento, como ressaltado anteriormente, têm como um de seus objetivos a prestação de um serviço mais ágil e eficiente. Quando o problema não pode ser resolvido diretamente pela plataforma, ela direciona o atendimento exatamente para a pessoa que poderá resolver a pendência. É o caso dos chatbots.

Esses “robôs inteligentes” são capazes de resolver a sua demanda em muitas situações. Contudo, em casos mais complexos, eles direcionam o atendimento para um atendente humano, e ali o seu problema provavelmente será solucionado.

Você não perderá tempo e nem se estressará sendo transferido para vários funcionários da empresa, tendo de repetir todas as informações anteriormente passadas, como acontece muito por aí.

Atendimento personalizado

Por meio de ferramentas de autoatendimento, principalmente em canais digitais, é possível também proporcionar um atendimento personalizado para seu cliente.

O fato de oferecer um serviço que utiliza inteligência artificial, automação de processos e plataformas de autoatendimento, não significa que ele não possa ser personalizado; é importante não confundir isso. E sabemos que quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de promover uma boa experiência para o cliente.

Viu só como a sua empresa só tem a ganhar com a implantação de soluções em autoatendimento para seus clientes? Agora que você já conheceu as vantagens que essas ferramentas proporcionam, veja as tendências em atendimento e experiência do cliente para 2018!


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CATEGORIA: Dicas


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